terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Novos materiais para construção nautica: Canoa do "Duro na queda"

Cada embarcação tem um tipo de proposta e esta sujeita a um tipo de estress. Cada uma tem seu limite de resistência. Dependendo da situação mais - ou menos manutenção- pode ser necessária.

As vezes melhorar um é piorar o outro então buscamos a melhor relação. Por exemplo, estabilidade versus resistencia - se um melhora de mais o outro piora demais.

Em alguns casos o leve ( Fibra de vidro ) contrasta com o fragil. O Resistente (Polietileno) traz 30% mais peso para um caiaque no mesmo formato. (Veja o Tsunami 140 da Wilderness e o Inuit 2 da Eclipse - parecidissimos mas de material diferente) (é, foi um exemplo ruim).

No entanto o desenvolvimento de novos materiais pode trazer novas caracteristicas e parametros.

A engenharia de materiais tem avançado e a Nova Craft Canoe esta criando canoas super resistentes com novas fibras.

Pois nesse video oficial da empresa, eles sobem no telhado de 6 andares e simplesmente jogam uma de la de cima. Seria catastrofico em fibra de vidro por exemplo, mas ela aguenta.

Então eles pegam e vão remar com ela. Claro que não é o tipo de trauma que não deixara sequelas, ela trinca e entra um pouco dagua afinal a canoa não é de vibrânio, (mas nada que uma DuctTape não resolva.)

Porem em um uso normal pode-se dizer que é uma canoa MUITO FORTE.

Segue o video que vale a pena ver.




Um comentário: